quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A historia do Blackberry®

O primeiro dispositivo BlackBerry , o 850, foi introduzido em 1999 como um pager bidirecional em Munique, Alemanha. Em 2003, o BlackBerry mais conhecido como smartphone foi lançado, apartir dai contava com  suporte push e-mail, telefone, mensagens de texto, Internet fax, navegação na Web e outros serviços de informações sem fio. É um exemplo de um dispositivo convergente. Os primeiros dispositivos BlackBerry  o RIM 850 e 857, usados ​​pela rede DataTAC americana e australiana.

BlackBerry primeiramente avançou no mercado, concentrando-se no e-mail. a RIM BlackBerry oferece atualmente serviços de e-mail para dispositivos não BlackBerry, como o Palm Treo, através do seu software BlackBerry Connect.

O dispositivo BlackBerry original tinha uma tela monocromática,

 mas todos os modelos atuais têm telas coloridas. Todos os modelos, exceto para a série Storm e Torch todos tem um teclado QWERTY, otimizado para usar apenas os polegares para digitar. 
 
O Storm 1 e Storm 2 incluem um teclado SureType (teclado virtual) para digitação.  









Originalmente, sistema de navegação foi alcançado com o uso de uma roda de rolagem montada no lado direito de telefones antes do 8700
 

 . O trackwheel foi substituído pelo trackball com a introdução da série Pearl que permitiu a rolagem de 4 caminhos. 
 



O trackball foi substituído pelo trackpad óptico com a introdução da série Curve 8500.


   Modelos feitos para usar redes iDEN, como Nextel e Spring também incorporam um push-to-talk (PTT) recurso, semelhante a um rádio de duas vias.







O último dispositivo, BlackBerry Torch foi introduzido em agosto de 2010 e é um dos favoritos da empresa de smart phones, juntamente com o Bold 9700. 
O torch  é o primeiro telefone deslizante que também possui o teclado QWERTY completo, que são famosos por BlackBerry.



Quanto a origem do nome a jornalista Vanessa Nunes[1] é colunista de tecnologia dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e A Notícia, de Joinville (SC) escreve o blog de tecnologia http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/?topo=13,1,1,,,13 mandou ela mesma um email a RIM para saber a origem do nome e a resposta foi:

BlackBerry® é um nome conotativo, não um nome descritivo. Isso faz com que não exista nenhum significado específico associado às funcionalidades ou características do produto. Isso também confere liberdade ao produto para crescer e acrescentar funções e vantagens, sem ter que alterar o nome da marca. Por ser um nome conotativo, BlackBerry também pode ser reconhecida como uma marca "memorável" que se destaca da multidão. Ao longo do tempo, a RIM conseguiu associar várias mensagens ao nome BlackBerry, como "email sem fio", "conectividade imediata" e "vantagem competitiva". Por ser um nome único, também fica muito mais difícil de ser copiado ou imitado. Finalmente, a RIM escolheu o nome BlackBerry porque em inglês pode ser facilmente associado às características de "amigável", "fácil" e "divertido", que ajudam a desmistificar a complexidade da tecnologia móvel para o usuário final.

ja no site bagapreta de Rafael Murta [2] http://bagapreta.com.br/sobre/ a explicação é outra:
  
Explicação oficial do nome BlackBerry®
A empresa RIM contratou a consultoria Lexicon Branding Inc. para criar um nome para o aparelho desenvolvido para receber e-mails, originalmente chamado de “LeapFrog”. O nome não poderia conter a palavra “e-mail”, pois ela aumenta o estresse, segundo a consultoria. A inspiração veio do teclado do smartphone, que parecia com pequenas sementes. A empresa pensou em vários nomes de frutas, mas a BlackBerry venceu, por causa da cor do aparelho. Numa tradução convencional, traduz-se simplesmente como amora.




1. http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/?topo=13,1,1,,,13

2. http://bagapreta.com.br/sobre/

 

Um comentário: